segunda-feira, 2 de abril de 2012

Saiba Como Balancear a Carteira

Fonte: Pinterest (clique na imagem)
Nessa entrevista realizada pelo coaching financeiro Seiiti Arata Jr., criador do programa de master-mind A Classe Alta da Arata Academy, Henrique Carvalho do HC Investimentos fala um pouco sobre as maiores dúvidas dos investidores iniciantes. Nesta postagem fiz um levantamento dos primeiros passos, práticos, para começar a investir de modo seguro e rentável. Sobre os primeiros passos para começar a investir eu recomendo que você dê uma olhadinha na minha postagem anterior: Entrevista com Rafael Seabra.

O objetivo do investimento financeiro não é o de nos fazer ricos, ter muito dinheiro. É muito raro encontrar alguém que tenha ficado rico com investimentos, porque como em qualquer negócio é preciso muito estudo, dedicação e o seu toque pessoal. Pelo que pesquisei, um bom investidor consegue uma renda de 1% ao mês sobre o seu investimento. Henrique Carvalho, experiente investidor e profundo estudioso, diz que investir leva tempo para aplicar corretamente, sendo que 2% de "superávit" mensal pode ser considerado um retorno alto, o que dá aí cerca de 24% a.a..

Tríade Financeira, um Modelo para Iniciantes

O Balanço da Carteira de Investimentos nada mais é que a distribuição de investimentos em Renda Fixa e Renda Variável, onde você pode trabalhar com ETFs para ações, que são Fundos de Índice, isto é, fundos de investimentos que seguem índices, como  BOVESPA. Henrique Carvalho recomenda trabalharmos a Tríade Financeira, inicialmente através de investimento passivo, ou seja, em que não dedicamos muito tempo ou não precisamos ser experts:
  1. Tesouro Direto (Títulos Públicos) (fazenda.gov)
    1. Tem que ter uma corretora, como Rico (rico.com.vc) [0,2% a.a. + 0,3% a.a.] ou Banif (banifinvest.com.br);
  2. Fundos Imobiliários (Fundos de Investimento em Imóveis)
    1. Compra pelo Home Broker (Wikipédia.org)
    2. Retorno de 12 a 15% a.a.;
  3. ETFs de Ações (Exchange Traded Fund, Unidades Negociáveis de Ações)
    1. Vantagem: diversificação de ações (em uma ETF você pode encontrar reunido 70 ações);
    2. BOVA11 > Síntese do Índice Bovespa;
    3. SMAL11 > SmallCaps, empresas de baixas capitalização.

Balanceando sua Carteira de Investimentos

O Balanço da Carteira depende do perfil de cada investidor, como conservador, moderado, empreendedor e também de seu momento histórico, isto é, em que fase da vida se encontra. Além disso, devemos considerar também nossos objetivos financeiros e concilia-los com nosso planejamento financeiro e de vida. As recomendações a seguir são apenas pontos de referência e, de modo algum, devem ser considerados uma receita infalível ou perfeita.
  1. Perfil Universitário (jovem com muito tempo pela frente, pouco dinheiro para gerar muito)
    1. 50% (60%) ações > 30% em crise
    2. 30% tesouro direto > 40% em crise
    3. 20% fundos imobiliários > 30% em crise
  2. Perfil Profissional (adulto com carreira estabelecida, patrimônio a ser aumentado)
    1. 30% ações
    2. 50% tesouro direto
    3. 20% fundos imobiliários
  3. Perfil Aposentado (terceira idade  que não pode perder dinheiro rapidamente, porque pode ser difícil recuperar)
    1. 10% ações
    2. 40% tesouro direto
    3. 50% fundos imobiliários

Como Escolher Onde Investir?

O passado positivo de uma empresa não indica rendimentos futuros, por isso, não é uma boa referência (o passado) para saber se devemos investir ou não nessa empresa: “rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.”. Melhor é fazer pesquisas de mercado e encontrar informações conflitantes, que são aquelas informações que algumas fontes indicam crescimento de uma empresa ou setor, quando outras indicam o decrescimento de uma mesma empresa ou setor. A partir dessas informações, você levanta os principais pontos e os analisa de acordo com os seus conhecimentos pessoais, no que você acredita ou infere, para então investir. Também, procure sempre ler sites, blogs, jornais de qualidade. Sobre o assunto de investimentos, pessoalmente, recomendo:
  1. Quero Ficar Rico (Rafael Seabra) < http://queroficarrico.com >
  2. HC Investimentos (Henrique Carvalho) < http://hcinvestimentos.com >
  3. Mais Dinheiro < http://www.maisdinheiro.com.br >

[24/12/2013] Já tem mais de 30 anos e quer começar a investir? Confira as dicas da EXAME.com: Onde Invisto após os 30 anos para me aposentar com tranquilidade?

0 comentários:

Postar um comentário