sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Superação: Libertando-se dos Problemas Pessoais

Quanto mais rejeitamos algo, quanto mais queremos que as coisas sejam ou fossem diferentes, mais infelicidade teremos e mais fortes os objetos de rejeição se tornam em nós, assim como mais forte será a força contrária quando empurramos uma parede. Muitas pessoas se decepcionam com pais, cônjuge, filhos, amigos, sócios, mestres etc., e acabam conduzindo-se a uma vida doentia para tentar se libertar das mágoas e até mesmo da pessoa que o decepcionou, abandonou ou traiu; ou somente que não era quem você queria que fosse ou não se comportou conforme seus desejos e planos.

Fonte: FreeDigitalPhotos.net (ID-10078258)

O maior problema que identifico é que as pessoas, em geral, colocam-se na situação de vítima, como bem explica o consultor empresarial Stephen R. Covey em seu best-seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Notei que colocar em prática estes ensinamentos possui uma força tremenda e grande poder para modificar a sua vida e de quem lhe cerca. Por outro lado, reconheço também que muitas pessoas se esforçam para sair da situação de vítima. No entanto, cometem um grande erro ao se inspirar em vídeos motivacionais (que geralmente são baseados em filmes ou são com fins empresariais – não servindo para a vida afetiva, portanto), em filmes (de hollywood especialmente), em romances (literatura) etc., porque estarão procurando forças em um local que não existe, apoiando-se na rejeição do que o colocou em situação de vítima, ou seja, na raiva, inveja, pobreza e mesmo ódio ou frieza.

Isso significa que estão se apoiando unicamente em seu próprio ego, em um eu. Quando se diz que devemos transformar nossos erros, problemas ou dificuldades em degrau de subida significa que é necessário analisar o que deu errado, o que levou ao fracasso; por que cai?, por que minha vida está assim?, para que com isso seja possível tomar uma atitude diferente da que você tinha antes. Neste caso, muitas vezes necessitamos de apoio psicológico, seja de um profissional, seja de uma pessoa que podemos contar, como pais e amigos (onde se inclui o cônjuge). Em alguns casos é o suficiente adquirir conhecimento por conta própria, como ampliar os conhecimentos através de livros motivacionais ou de autoconhecimento como as do psiquiatra Roberto Shinyashiki, Augusto Cury ou de Sua Santidade, XIV Dalai Lama.

Como experiência pessoal, gostaria de dizer que as leituras dos livros do XIV Dalai Lama foram de vital importância para meu desenvolvimento pessoal. Pude não obter o sucesso financeiro esperado, mas aprendi a preservar o que realmente é importante em minha vida. E o que é importante que você saiba, é que uma visão mais filosófica da vida nos permite entender de modo mais profundo por quais caminhos tomar no mundo dos negócios para que tenhamos riqueza com qualidade de vida. Em Os Segredos da Mente Milionária, de Eker T. Harv você vai descobrir que muitas pessoas baseiam seu crescimento pessoal no repudio aos seus problemas e, consequentemente, ao dinheiro. Assim, quanto mais ganham, mas infelizes são e mais vazia a sua vida.
"A constituição de uma ordem civil livre e igualitária permitiu aos homens prosperarem por conta própria, mas representa apenas o estágio inicial do regime, que deve culminar com o pleno desenvolvimento da personalidade. A prosperidade material constitui sem dúvida um dos móveis [força motriz] da vida, mas essa móvel só tem sentido quanto relacionado com outros valores. Sem valores espirituais, a liberdade política e a mobilidade social degeneram em egoísmo [idiotice social], que torna impraticável a vida em sociedade." Francisco Rüdiger (Literatura de Auto-Ajuda e Individualismo, p.49)

A Escada da Vida

As pessoas do mundo moderno são inseguras, cheias de dúvidas, mas com grande desejo de serem alguém na vida e desfrutar os prazeres da existência. Assim, a grande maioria mente e atua, faz teatro, para obter tudo o que quiser. Acabam por fim, traindo, ferindo e recorrendo a métodos violentos (ainda que não fisicamente) para se defenderem e ocultarem o seu jogo sujo; para que assim possam sustentar uma imagem que constitui o seu marketing pessoal. Aqui entra outro fator importante que as pessoas não sabem: o marketing não é necessariamente enganoso, ou pelo menos, não se trata de falsidade. O verdadeiro marketing procura exaltar pontos positivos, dar brilho como o polimento de um carro. Não é (tão) natural, mas não engana ninguém, todos sabem que é maquiagem, por assim dizer.
Neste ponto, vale considerar também a cultura religiosa do país em que vivemos. Humildade nada têm a ver com ser pobre, vestir-se mal, não ter sucesso, rebaixar-se ou subordinar-se etc. Em uma visão religiosa falamos do ponto de vista da felicidade e não da materialidade. Hoje vivemos em centros urbanos e só podemos obter nosso sustento como alimentos, roupas e abrigo por meio do dinheiro. E para se obter dinheiro é necessário seguir as regras do mercado, se promover (para atrair clientes), fazer um nome (honesto e de serviço de qualidade) e, de algum modo, inspirar e ajudar pessoas também a obterem qualidade de vida por meio de trabalho honesto e justo. Para subir na escada da vida é necessário por em pratica a generosidade, acima de tudo, além de desapego, trabalho e paciência.

Confira esse vídeo super legal sobre livros de auto aujda:

0 comentários:

Postar um comentário