terça-feira, 29 de janeiro de 2013

[7 Hábitos] Direitos iguais, deveres comuns!

Fonte: WikimediaCommons - Explosão Solar

Igualdade social não implica em sermos iguais, mas semelhantes. Igualdade social significa que todos somos iguais perante a lei, no entanto, direitos dependem de deveres. Por exemplo, todos têm direito à liberdade, então por que prendemos um ladrão? Obviamente que um ladrão não tem direito à liberdade. Embora ele continue sendo uma pessoa, uma gente como qualquer outra, ele não tem direito à liberdade porque tirou ou privou o direito de outro. A lei entre os homens não são diferentes da lei da física, tudo é relativo. Enquanto seres humanos temos a liberdade de fazer o que bem entender, mas toda ação tem uma reação – cuja reação dependem de “n” fatores.

Hoje em dia as pessoas buscam respostas complexas para resolver questões sociais, questões simples. Mas o problema sempre foi o poder estar em mãos sujas ou corruptas, de modo que muitos usam o certificado ou diploma profissional como uma outorga que o torna superior à Constituição Federal. Pior ainda é termos uma justiça cega ou que não quer ver o que está acontecendo, digna de uma sociedade que só sabe jogar a culpa no outro e lavar as mãos. A Justiça não é cega – mas imparcial –, a gente é que não quer ver a verdade, a realidade das coisas, porque um julgamento implica em tremenda responsabilidade. E em um país sem honra ninguém tem segurança para tomar decisões, porque traição se tornou padrão social, etiqueta necessária.
“A Ética do Caráter se baseia na ideia fundamental de que existem princípios governando a eficácia humana – leis naturais para o relacionamento humano que são tão reais, imutáveis e indiscutíveis quanto a lei da gravidade no plano físico. […] Princípios não são práticas. Uma prática é uma atividade ou ação específica. […] Os princípios não são valores. Uma quadrilha pode compartilhar alguns valores, mas eles estão violando um dos princípios fundamentais que citamos*. […] Quando valorizamos os princípios corretos, temos a verdade – o conhecimento das coisas como elas são.” COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições Poderosas para a Transformação Pessoal - 25ª Edição. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005; p. 46, 48-49.


O que fazer? “Abster-se do mal, cultivar o bem, purificar a própria mente.” (Dhammapada Sutta.183), em suma, seja uma pessoa boa, uma pessoa melhor, independente do que os outros fazem ou dizem – seja livre. Seja a mudança que você quer ver no mundo. “Sirva, Ame, Doe, Purifique-se, Medite, Realize-se. Seja bom; faça o bem. Seja gentil; seja compassivo. Pratique a não-ofensa, a verdade e a pureza. Esta é a fundação do Yoga e do Vedanta. Adapte-se, ajuste-se, ajeite-se. Tolere insultos; tolere injúrias. Sirva a todos. Ame a todos. Ampare a todos na Unidade do Espírito. Isto é a Divine Life [Vida Divina].” (Swami Shivananda Saraswati, eBook: Ética, o Caminho da Vida) Participe da Vida Divina através de Yoga e Filosofia para uma Vida Melhor (Wordpress.com).
  1. Saiba tudo o que você precisa para ficar rico…

* Imparcialidade, integridade, honestidade, dignidade humana, servir, qualidade, potencial, crescimento, paciência, educação, encorajamento…

0 comentários:

Postar um comentário