quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[EXAME] Proteja o Seu Tesouro contra Perdas…


No artigo Descobri como Plantar a Árvore do Dinheiro nós vimos alguns conceitos básicos de investimento. Se você ainda não leu e se interessa por começar a investir dinheiro, recomendo que dê uma olhada – principalmente se você não entende nada do assunto. Neste vídeo a EXAME (link externo) preparou algumas dicas para você poder escolher uma fonte de investimento! Essas informações complementam bem o eBook do amigo Rafael Seabra, onde você pode encontrar muito mais informações valiosas.


Onde posso investir para ganhar mais que a poupança?


Em artigo anterior falamos sobre dois tipos de investimentos: 1. Renda Fixa e 2. Renda Variável, apontando a opção da criação de poupança, que não entra como investimento. O principal motivo é a necessidade de liquidez, ou seja, quando necessário o dinheiro precisa estar disponível para saque imediatamente porque é uma conta que serve para emergências. Para você entender um pouco melhor sobre como administrar o seu dinheiro eu elaborei um um post onde você pode perceber como funciona a separação do seu dinheiro. Em que 10% vão para a Conta Poupança (CP) mensalmente até formar um Fundo de Emergência de até 6x o valor da Conta Básica.
“Protejam seus tesouros contra a perda, investindo onde o principal esteja a salvo, onde possa ser reivindicado sempre que o desejarem e onde fique claro para que vocês que vão realmente conseguir uma bela renda. Consultem homens experimentados. Sigam a opinião daqueles que lidam habitualmente com dinheiro. Deixem que o tirocínio deles proteja seus tesouros contra os investimentos de alto risco.” CLASON, George Samuel. O homem mais rico da Babilônia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. p.49
Você poderá notar que existe ainda a Conta Investimento em que você usará 10% da sua renda mensal para investir nos locais recomendados no vídeo. Investir em Renda Fixa pode ser mais rentável que deixar seu dinheiro na CP, mas às vezes o dinheiro pode ficar retido alguns meses. Quando surgir uma situação de emergência você não conseguirá sacar este dinheiro. Por isso é preciso estudar muito bem as opções de investimento. As principais dicas desse vídeo são:
  1. CDB’s devem pagar mais de 90% do CDI;
  2. Fundos DI não podem ter taxa de administração superior a 0,7%a.a.;
  3. No Tesouro Direto a corretora não pode cobrar mais do que 0,3%a.a. de taxa de administração.
De qualquer sorte, “Estudem cuidadosamente, antes de fazerem uso de seu tesouro, cada promessa de que ele possa ser recuperado com segurança. Não se deixem enganar pelo romântico desejo de fazer fortuna rapidamente.” (CLASON, p.48) Reforçando a ideia da árvore que dá dinheiro, tudo leva tempo. Antes de você plantar seu dinheiro em ações, estude o terreno ou as opções de investimento, saiba qual o melhor momento para plantar e colher e assim por diante. Nunca se esqueça da CD ou Conta Desenvolvimento, usada para você investir em você mesmo, em seu crescimento, em estudos. Acesse o artigo: Organizando suas Finanças Pessoais!

0 comentários:

Postar um comentário