quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

[NEGÓCIOS] Melhor que Competir é Voar! Lidere!

Fotografia: Office of Governor Patrick - Gulfstream Aerospace Corporation (Flickr, CreativeCommons)
Muitos de nós aprendemos desde criança que o importante é competir (e não vencer). Bem, eu sempre concordei com isso – em parte –, e talvez tenha sido isso que tenha me impedido de realizar meus objetivos. Porém, mais por uma descrença externa do que por falta de motivação e trabalho, porque realmente eu nunca me dediquei a ser melhor que alguém ou vencer; em outras palavras, não gosto de competição, prefiro me dedicar ao trabalho bem feito, atrair clientes que gostam do meu trabalho e me dedicar a essas pessoas. Ayrton Senna (Tricampeão de Fórmula 1) diz: "O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia.”Por isso digo, perder, portanto, não tem importância alguma… em tudo que faço, procuro dar o melhor, mas não tenho pressa, você pode ser o primeiro.

[CADERINHO] A Magia do Primeiro Passo–Bel Pesce

"'O que eu vou lucrar com isso?' A nossa cultura nos ensina que, se quisermos conquistar algo na vida, temos de colocar os nossos interesses em primeiro lugar. Ela diz: 'A vida é um jogo, uma corrida, uma competição, e é melhor que você vença.'Os colegas de escola, de trabalho e até mesmo a família são vistos como competidores; quanto mais eles ganham, menos resta para nós. Claro que tentamos parecer generosos e torcer pelo sucesso dos outros, mas, no íntimo, secretamente, muitos de nós nos remoemos de inveja quando os outros são bem-sucedidos. Muitas das grandes conquistas na história da nossa civilização foram alcançadas pela vontade independente de uma alma determinada. No entanto, as maiores oportunidades e realizações ilimitadas da Era do Profissional do Conhecimento estão reservadas para aqueles que dominam a arte do 'nós'. A verdadeira grandeza será alcançada por meio da mente abundante que trabalha de maneira altruísta, com respeito mútuo, visando ao benefício mútuo." COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições Poderosas para a Transformação Pessoal - 25ª Edição. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005; p. 15.
Você pode pensar que a citação acima está em desacordo com o pensamento de Senna.  Mas, em realidade, temos que olhar e saber que Ayrton Senna não estava sozinho, é um tremendo trabalho em equipe que é formado por mecânicos, engenheiros, ajudantes de pitstop etc. Além disso, o trabalho não é uma corrida, e concorrência e competitividade não significam ser melhor que o outro, porém, sim, seja o melhor no que você faz. Muitas pessoas acreditam que competitividade no mercado de trabalho significa superar o outro, mas o objetivo do trabalho é simplesmente prestar um bom serviço, o melhor serviços se preferir assim. Porém, lembre-se que o que é melhor para um pode não ser para o outro…
  1. DICA DO PROFESSOR MARINS: O Velho Cliente…
Ou seja, foque-se mais em seu trabalho primeiro, conquiste uma posição de destaque primeiro, para somente então pensar em superar o concorrente; antes disso você apenas vai atrapalhar os demais. Quando você atingir o mesmo patamar de qualidade, a competitividade se torna até saudável, porque irá incentivar inovações dos concorrentes. Vocês não estão competido para ser o melhor, mas para oferecer o melhor produto. Enfim, o que quero dizer é que a ideia central não é destruir o outro, mas melhorar a si mesmo. Muitas pessoas tentam impedir que os outros cresçam no mercado de trabalho, que se desenvolvam profissionalmente, apenas para ser o primeiro, isso é inconstitucional!
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
  1. a soberania;
  2. a cidadania;
  3. a dignidade da pessoa humana;
  4. os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
  5. o pluralismo político.
 No Título II, Artigo 3°, Item 4 temos:

  • Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Faça de seus concorrentes referências em vez de adversários. Referência significa: um dia chego lá. Todo grande empreendimento, todo grande profissional, todo sucesso tem uma história de luta e superação (de si mesmo). Não tenha pressa em alcançar os demais, não se preocupe em construir um grande nome, com troféus, títulos, fama ou qualquer outra coisa externa, como aplausos – tudo isso não passa de uma imagem, que pode não corresponder à realidade. Toda jornada começa com um único passo!Foque no agora, um passo de cada vez. Cada dia é um novo dia, cada dia é uma conquista! Assim, seu crescimento será ilimitado!
  1. Na vida é preciso ter raízes e não âncoras…
  2. O Fim do Mundo em 2012 e o Começo em 2013...
  3. LIDERANÇA – Desenvolvendo a Interdependência.

Um comentário: