segunda-feira, 20 de maio de 2013

Por que não devemos julgar as pessoas?

 

Sabe aquela frase "conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses"? Bem, isso é um problema quando as pessoas confundem a si mesmos com um conjunto de características, uma personalidade ou um conjunto de valores. O SER de quem somos não é uma entidade que possa ser definida. Quando você verdadeiramente conhece a si mesmo, chega ao ponto que não precisa julgar as pessoas. Porque na verdade não existe um futuro pré-determinado, pois somos livres para fazer escolhas e experimentar coisas novas, mudar o rumo da nossa vida.

Se o futuro não existe por que as pessoas ficam tentando prever o que não existe? Para muitos isso é matéria de "religião". Tudo que é passível de previsão já é um fato que permeia o momento, mas é sempre uma possibilidade. Em outras palavras, não há como prever o inesperado, como não podemos ver no escuro. Presente é tudo aquilo que está ao alcance da luz. Para entender essa ideia pense um pouco sobre o fato de muitas estrelas que vemos no céu já não existirem mais, vemos diferentes momentos. Na verdade, nós não prevemos nada, apenas temos conhecimentos - e conhecimento não é a verdade.

Todo tipo de julgamento é uma espécie de previsão, assim, quando você julga uma pessoa você a aprisiona no tempo, você congela o Ser de uma pessoa dentro do seu conceito ou previsão. Julgamentos são usados pelas pessoas para terem mais segurança e poderem viver bem, mas não podemos predeterminar o que uma pessoa é, porque sempre temos escolhas. Não sabemos o que se passa dentro da cabeça de alguém e quais são os seus planos. É por isso que os homens estabelecem acordos em forma de lei e regras para que tenhamos a possibilidade de fazermos o que bem entendermos, desde que dentro do acordo.

Achei um vídeo legal para colocar aqui!




  1. Samaadhi e a Percepção do Nirvana;
  2. A Culpa e a Condição de Vítima.

0 comentários:

Postar um comentário