segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Os 2 Fundamentos da Riqueza

Apesar da disposição das pessoas em trabalharem arduamente e do desejo de terem bastante dinheiro seja notória ainda temos um cenário de baixa renda, de dívidas, de juros, de contas a pagar. Por esse motivo a Educação Financeira apresenta ser tão necessária, quando precisamos aprender a viver com qualidade de vida que é a verdadeira riqueza. Não há dúvidas de que para se viver bem, que significa conquistar a independência financeira com qualidade de vida, é necessário se enriquecer. Quando digo enriquecer não estou me referindo a ganhar muito dinheiro, mas uma quantidade necessária para pagar as contas (necessidades básicas) e ter sobras para poupar e para lazer.

Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam, têm o conceito, de que ser rico é andar de carro importado, morar em uma mansão, ter um apartamento na praia e viajar de helicóptero e jatinho particular. Ser rico é ter uma fonte de renda que lhe traga não somente dinheiro para pagar as contas mas também tempo livre para lazer. Assim, também não podemos confundir sucesso financeiro com status, com um título, com fama ou reconhecimento da mídia. É importante que na construção da riqueza saibamos o valor de cada coisa, o que é e o que parece.

O processo de enriquecimento requer grande responsabilidade e preparo. Antes de se enriquecer é necessário cuidarmos primeiro da saúde pessoal e financeira; se auto-conhecer e controlar gastos. Um amigo meu, que conheci em um treinamento de Vendas Diretas, chamado César Pimenta escreveu em seu livro: "Ter inteligência financeira é saber exatamente quanto se ganha e quanto se gasta por dia, por mês e por ano, gastar sempre menos do que ganha e utilizar o excedente na construção de uma coluna de ativos, mantendo sempre uma reserva para emergências." (O Vendedor Milionário)

"Ao assumir compromissos, plantamos as sementes da esperança nas outras pessoas, gerando uma visão. Se não conseguirmos arcar com eles, adiamos a sua esperança. Além de perderem energia e motivação, perdem a confiança em nós." 
– SCOTT, Steven - Salomão, o Homem Mais Rico que Já Existiu: a sabedoria da bíblia para uma vida plena e bem sucedida 
A Sabedoria da Bíblia para uma Vida Plena e Bem Sucedida

 Salomão, o Homem Mais Rico que Já Existiu

Enquanto você não tiver 1. saúde pessoal e 2. saúde financeira você não será capaz de arcar com as responsabilidades da construção de riqueza, já que não deixa de ser um excedente ou abundância, um transbordamento de dinheiro que gera prosperidade. Enquanto o dinheiro for o suficiente apenas para pagar contas: aluguel, água, luz, comida e transporte estaremos existindo, sobrevivendo. Então, ajustar a vida é um primeiro passo para então assumir compromisso com as pessoas, já que a construção de riqueza envolve o trabalho de outras pessoas que irão depositar sua confiança em nós, podendo ser parceiros, sócios e clientes. Depois disso vamos falar sobre metas, como colocar os ensinamentos deste blog em prática.


"Dedicar-se objetivamente à realização de algumas metas traz significado e substância à sua vida." Bruce Lee

As 2 Maiores Dívidas

De acordo com Robert Kiyosaki em seu livro Independência Financeira (link afiliado) suas duas maiores dívidas são:

  1. Impostos;
  2. Juros sobre as dívidas.
São estas dívidas que fazem as pessoas se sentirem inseguras e buscarem por segurança no emprego. No entanto, ganhos cada vez maiores levam a aquisições cada vez maiores, mais parcelas, mais juros (compras parceladas com juros, empréstimos), bem como maior contribuição com impostos. Neste sentido, Gustavo Cerbasi recomenda viver abaixo da suas possibilidades financeiras, poupando para investimentos futuros. Você pode, por exemplo, optar por aluguel em vez de comprar uma casa, bem como não se importar com carros novos recorrendo aos usados na hora da compra.

0 comentários:

Postar um comentário