domingo, 6 de março de 2016

Seja Bem-Vindo ao Mundo dos Investimentos


Para que você possa se tornar um Investidor, mais especificamente um Acionista, é necessário conhecer algumas estruturas básicas do Mundo dos Negócios. Sabendo como o business world opera você poderá agir nesse Mercado de Valores que é o verdadeiro reino das finanças por onde o dinheiro, a moeda real, existe e trafega. Primeiro de tudo, trata-se de uma nova forma de enxergar como você é remunerado, transformando seu modelo de dinheiro - de funcionário a dono do dinheiro.

Entenda primeiro que os trabalhadores, que trocam tempo por dinheiro, recebem salário enquanto que os acionistas, que fazem o dinheiro trabalhar para eles, recebem dividendos; o primeiro é a remuneração pelo trabalho, o segundo a remuneração pelo conhecimento. Não em vão se diz que o seu conhecimento é seu maior patrimônio ou propriedade (intelectual). É o patrimônio que representa a nossa riqueza que pode se comportar como um ativo ou um passivo.

Empresa, Bolsa de Valores, Ação!

A empresa é o centro de tudo ou a central, é a fonte dos rendimentos. A diferença na participação na empresa é que como trabalhador você será remunerado como um empregado, do outro lado, como um investidor você será remunerado como um acionista ou sócio limitado (ao valor da ação adquirida). Neste caso, estamos falando da Empresa de Sociedade Anônima, denominada S.A.*, com o Capital Aberto, ou seja, suas Ações (propriedades) e Debêntures (dívidas) são negociados via Bolsa de Valores (Mercado Financeiro, administrado pela BM&FBOVESPA), onde você pode negociar (comprar e vender) suas Aplicações Financeiras.

O que é uma Ação? É uma parcela do Capital (recursos de produção ou propriedade) de uma empresa representada por um Papel. Ao comprar esse Papel (documento que representa uma parcela do capital), denominado Ação, você está adquirindo parte da Empresa, tornando-se assim um dono parcial ou sócio proprietário com responsabilidade limitada pelo valor da Ação adquirida. Deste modo, você está comprando, no final das contas, o Direito de receber parte dos lucros da empresa, chamada Dividendos. A grosso modo, é assim que Jorge Paulo Lemann adquiriu algumas das maiores cervejarias do mundo, formando a AB InBev.





O capital jamais é seguro: é sempre arriscado e empresarial, ao menos no início; ao mesmo tempo, invariavelmente tende a se transformar em renda quando se acumula sem limites - é sua vocação, seu destino lógico. – Thomas Piketty em O Capital no Século XXI (COMPRE AQUI) - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. p. 117.
O salário é uma Renda Ativa, pois você atua presencialmente para obter o retorno. Já o dividendo é uma Renda Passiva, pois é o dinheiro que trabalha para você, que apenas o administra tomando decisões de compra e venda. Por isso, é tão importante que você aprenda a comprar bons Ativos, capazes de lhe fornecer um fluxo de caixa mensal que lhe traga Independência Financeira (link afiliado). Essa é a verdadeira Riqueza, uma fonte de prosperidade que permite trocar tempo de trabalho por lazer. Assim, ser rico não é ter grandes propriedades, mas Ativos rentáveis que geram um Fluxo de Caixa que pague todas as suas despesas ou custo de vida.

* Existem basicamente dois tipos de empresa: 1. Empresa de Sociedade Limitada ou LTDA (o capital é representado por Cotas e os sócios são denominados Cotistas) e 2. Empresa de Sociedade Anônima ou SA. Dentro das SAs você encontra dois tipos: SA de Capital Aberto e SA de Capital Fechado. Uma SA de Capital Fechado não negocia suas ações na Bolsa de Valores, de modo que os acionistas são responsáveis pela captação de recursos. Enquanto que na SA de Capital Aberto o Mercado Financeiro capta recursos da população que participa do Mercado Financeiro, que você pode fazer parte com o devido conhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário