segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

[7 Hábitos] Comece com o Objetivo em Mente!

Fotografia: Kollotzek/Wallrafen - Kyudo Kai (O Caminho do Arco)

Planejamento para atingir objetivos envolve duas coisas: organização e meta. Costumamos deixar a vida nos levar, não planejamos nossa vida e acabamos ficando à mercê das circunstâncias. O objetivo do planejamento não é fazer com que tudo aconteça conforme nossos desejos, mas ter um mapa, uma rota, uma direção. Metas, planejamento e organização dão um sentido em nossa vida e, o mais importante, permite que tenhamos foco. Foco permite acumular energia para usar em uma tarefa específica, aumentando as nossas chances de concretizar vontades pessoais em realizações. No vídeo abaixo, você encontra várias ideias para refletir…

[CADERNINHO DA BEL] Terminando Prazos

"Comece com o objetivo em mente se baseia no princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes. Há uma criação mental ou inicial e uma criação física, ou segunda criação, em todas as coisas. [...] Sua capacidade de começar com o objetivo em mente com frequência determina se você é capaz ou não de criar uma empresa bem-sucedida. Muitos fracassos empresariais começam na primeira criação, com problemas como falta de capital suficiente, falta de compreensão do mercado ou de um planejamento adequado." COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições Poderosas para a Transformação Pessoal - 25ª Edição. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005; p. 121-122.
Não faz parte da realidade o ganho de dinheiro fácil ou posses materiais sem trabalho; a vida é uma conquista! Você sabe o que você quer para sua vida e para a sua família? A grande maioria das pessoas não têm propósitos na vida que envolve o trabalho, elas estão ali apenas executando tarefas. Isso porque temos aprendido que o trabalho é feito para ganhar dinheiro e que a vida depende do dinheiro. Mas é ao contrário, porque a vida criou o dinheiro, como uma necessidade, ou seja, necessidades da vida; o dinheiro precisa da vida. Então, o verdadeiro objetivo do trabalho é realizar uma obra, conquistar objetivos.

O trabalho é, em realidade, a verdadeira maneira de se realizar como pessoa, por isso, posses materiais sem trabalho (honesto) não nos satisfazem. Quando o dinheiro se torna um objetivo já não podemos mais nos realizar pessoalmente, porque, pelo menos, um terço da vida gastamos trabalhando. Para que? Conseguir um pedaço de papel com números impressos, que depois vai virar conjuntos de bits em um HD (HardDisk)? É para isso que trabalhamos a vida inteira??? Não, trabalhamos para emancipar a nossa vida! A qualificação do nosso trabalho depende de nossos objetivos de vida.

Temos aprendido que o capitalismo é algo ruim, no entanto, tudo na vida tem dois lados, o bom e o ruim. Em toda a minha vida eu combati o modelo capitalista-consumista, que apelidei de capetalismo. No entanto,  existe o modelo de vida capitalista-liberal, em que temos liberdade para usar nosso dinheiro a nosso favor. Isso significa usar o dinheiro para obter Qualidade de Vida! Como? Através de organização pessoal e financeira, investimentos em estudos e negócios, e aplicação monetária em felicidade ou entretenimento. Saiba tudo o que você precisa para ficar rico!

O objetivo da juventude é a diversão, são os jogos. Ora, porque não transformar o trabalho em um jogo? A vida é paz, o trabalho guerra (santa, por favor)! Faça do seu trabalho o seu jogo de xadrez, use as táticas de trabalho em equipe para conquistar objetivos, dividir tarefas. Apenas saiba diferenciar o jogo de video game de reality show e negócios, em que sua meta é matar seus pensamentos pessimistas para ser vencedor. No jogo dos negócios o objetivo é o lucro (que não significa sair ganhando).
  1. Sobre a escolha profissional (Orientação Vocacional)

0 comentários:

Postar um comentário