terça-feira, 24 de novembro de 2015

[VÍDEO] Conheça o Tesouro Direto



O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional para vendas de Títulos Público Federais que é uma espécie de empréstimo que você faz ao Governo para pagar as Dívidas Públicas cujos Títulos são os documentos que o comprovam. Do mesmo modo que os bancos cobram juros pelo empréstimo que você faz, o Governo irá pagar a você um juros pelo tempo de empréstimo sobre o valor investido ou emprestado.

Essas dívidas são provenientes do déficit orçamentário da União, ou seja, quando o Governo tem mais gastos do que o valor arrecadado com impostos, recorrendo aos Títulos da Dívida Pública para pagar a aposentadoria e o SUS, por exemplo, bem como a defesa nacional, seguro desemprego, bolsa família etc. Quando o governo arrecada mais do que gasta então temos um superávit orçamentário, cujo excedente é usado para quitar dívidas de déficits passados.
"São duas as principais formas de um Estado financiar suas despesas: por meio de impostos ou por meio de dívidas. De uma maneira geral, o imposto é uma solução infinitamente melhor tanto em termos de justiça quanto de eficácia. O problema da dívida é que quase sempre ela precisa ser paga. Portanto, financiar a dívida é, acima de tudo, do interesse de quem tem os meios de emprestar ao Estado, e seria melhor para o Estado taxar os ricos em vez de pegar dinheiro emprestado deles." PIKKETY, Thomas; O CAPITAL no Século XXI - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 526. (compre aqui)


0 comentários:

Postar um comentário