domingo, 16 de setembro de 2012

[ENTREVISTA] Gabriel Torres explica para Seiiti Arata Jr. Como Ler Livros de Educação Financeira

Um dos principais pontos da Educação Financeira que devemos por em prática é o controle das finanças pessoais ou fazer contabilidade. Isso está intimamente relacionado aos ensinamentos do educador financeiro Rafael Seabra, autor do Como Investir Dinheiro, que diz: “O primeiro passo é saber o quanto você ganha para saber onde controlar os gastos.” (Rafael Seabra); esse é o primeiro passo rumo à Independência Financeira. Nessa entrevista do coach e Seiiti Arata Jr. com Gabriel Torres você vai aprender Como Ler Livros de Educação Financeira…

Fonte: Pinterest (Jennifer Blair)

Gabriel Torres é uma pessoa comum, um cidadão brasileiro, que trabalha honestamente para ganhar dinheiro e desfrutar a vida. Por isso, o seu exemplo é muito válido para sabermos que qualquer pessoa pode, e deve, ter conhecimento contábil e financeiro. Você não precisa ser graduado em contabilidade ou ser especialista em economia para cuidar da sua renda em casa ou da economia familiar. Em realidade, é dever (e direito) que cada cidadão tenha educação financeira para que possa se tornar financeiramente independente.

Porque não teve educação financeira Gabriel Torres por um tempo, ainda que ganhasse bem, não conseguia se enriquecer ou viver de modo produtivo; ou seja, suas despesas eram maiores que seus ganhos – acarretando em doença financeira. Então, quando percebeu que precisava de algum conhecimento a mais para modificar a situação, começou a ler livros sobre o assunto, como Pai Rico Pai Pobre (link afiliado) e Independência Financeira (link afiliado) de Kiyosaki, para sanar o Câncer Financeiro (gastar mais do que se ganha por falta de controle).

Planificar os gastos para identificar onde estão as gorduras econômicas é como o diagnóstico necessário para saber quais tipos de medida a tomar diante do câncer financeiro. A partir disso, é necessário que se tenha conhecimento financeiro para saber o que fazer a partir do diagnóstico, respondendo às seguintes perguntas: o que precisa fazer para melhorar minha situação financeira ou minha economia?
    1. Economizar? Ao identificar seus gastos você pode escolher tomar um suco em vez de dois, comer menos carne, recorrer menos aos restaurantes, adquirir tecnologias mais simples (já que você não vai usar nem metade dos recursos), comprar roupas de qualidade (em vez de grife – exceto quando o valor é acessível) e assim por diante.
    2. Ganhar mais? Muitas vezes já estamos fazendo economia, controlando gastos. Neste sentido, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi diz que “não adianta nada controlar gastos (e apenas saber o quanto gastamos)”. Se não tem dinheiro ou não tem disciplina não compre...
      [Adicionado em 12/11/2013] "Muitos acreditam que a falta de dinheiro na conta, no fim do mês, é resultado de ganhos insuficientes. Por isso, vivem ansiosos na expectativa de um aumento de salário, na esperança de acabar com o uso do cheque especial e do rotativo do cartão quando esse aumento acontecer. Porém, na quase totalidade dos casos, aumentos de salários trazem um alívio por dois ou três meses, e em pouco tempo a conta volta para o vermelho." Gustavo Cerbasi
    3. Economizar e Gerar Renda? Além de economizar podemos ganhar mais, mas para isso é necessário conhecimento para gerar renda. Para ganhar mais não é viável apenas trabalhar mais, é preciso trabalhar melhor, que significa além de ganhar dinheiro, gerar dinheiro. Investimentos são uma excelente fonte de renda além do trabalho (manual).
          O segredo para seu desenvolvimento econômico é a PRÁTICA. Não adianta ler livros e livros se você não os coloca em prática, diz Gabriel Torres. Rafael Seabra diz que “independentemente se você ganha pouco ou muito o primeiro investimento é no conhecimento”, já o segundo é a aplicação do conhecimento. O melhor exemplo que conheço sobre aplicar conhecimento é Henrique Carvalho do HC Investimentos.

          Como controlar / monitorar gastos?

          Uma das maiores dificuldades que temos para elaborar essa planilha de custos é saber em que gastamos. É muito pouco prático ficar anotando o que gastamos, porém, o simples fato de nos propormos anotar nossas compras nos conduz à uma reeducação financeira. De qualquer forma, Gabriel Torres utiliza esse método de anotar em um bloco de papel com lápis, seus gastos; ao menos em forma de débito – sem especificar, para depois lembrar em casa. Veja outras possibilidades:
            1. Aplicativos de iPhone ou semelhante;
            2. Cartão de Crédito (Cupom);
            3. Pegar Nota Fiscal.
              Depois, ao final do dia, inserir tudo em uma planilha de Excel (Microsoft) ou Calc (LibreOffice.org), como na fornecida por Rafael Seabra em seu Como Investir Dinheiro; onde você aprenderá tudo, da base, sobre investimentos e geração de renda.

              0 comentários:

              Postar um comentário