quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

[7 Hábitos] Proatividade, Virtude de Empreendedor!



Iniciativa faz uma grande diferença em nossa vida. Em vez de esperar as coisas acontecerem, invista o seu tempo em atividades produtivas, ajude pessoas, estude, explore a natureza etc. Orientar e auxiliar pessoas a encontrarem caminhos certos, bons serviços, indicar pessoas, tudo isso ajuda você a desenvolver seu relacionamento interpessoal.

CADERNINHO DA BEL–Manobrista Paulo

"[Proatividade] significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficientes para fazer os fatos acontecerem." COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições Poderosas para a Transformação Pessoal - 25ª Edição. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005; p. 91.
Imagem: FreeDigitalPhotos.net
Acredito que no vídeo já foi dito tudo. Mas, mesmo assim, vale reforçar a ideia de que somos responsáveis por nós mesmos. Ser responsável por si mesmo não significa fazer acontecer tudo o que você quiser, mas ter o mando interior para não se submeter às circunstâncias, não aceitando o que os outros lhe impõem ou querem que você faça. Isso me lembra um dos ensinamentos do prof. Marins: “Nunca abra mão de seus valores.” Ou seja, jamais opte pelo caminho mais fácil ou desonesto, roubando oportunidades, clientes, aceitando favores (que desfavorecem os demais injustamente). Mantenha-se firme em seus valores mesmo que tenha de enfrentar o mundo.

Pessoas proativas costumam passar por dificuldades, porque o mundo não os entende, quer que você permanece com ele. Provavelmente você vai querer sacrificar fins de semana, negar ir às festas com amigos, parar de assistir televisão, chatear nas redes sociais etc. para poder estudar e se preparar melhor para o mercado de trabalho. Você não precisa virar um recluso ou workaholic esquecendo-se dos seus amigos e familiares, mas realmente seu esforço será visto com maus olhos. Primeiro, irão lhe considerar um chato, colocando a “amizade” em risco; segundo, você pode virar assunto, motivo de fofocas e piadas porque temem seu desenvolvimento. Porém, nestes momentos você pode se lembrar de pessoas de sucesso…

Ayrton Senna embora muito focado em sua liderança, em certa prova, teve a iniciativa de parar o seu carro, abandonando a corrida para poder auxiliar um colega que havia batido o seu carro. Sair ganhando não é o que importa, ganhar é importante, mas é apenas uma consequência de trabalho dedicado, estudo, preparo e foco. Não é bobagem ajudar pessoas, nem é trabalho gratuito. Por outro lado, pratique a generosidade somente com pessoas que possuam méritos, para que não venham a roubar sua plantação. Ajude pessoas, mas não trabalhe gratuitamente, aprenda a falar não. Seja bondoso, em vez de bonzinho; Seja Líder!

0 comentários:

Postar um comentário