sábado, 17 de novembro de 2012

Amizade é amizade, negócios à parte!

Fonte: FreeDigitalPhotos.net (ID-10034769)
Atualmente existe uma cultura empreendedora emergente, novos empresários estão surgindo. Pessoas de sucesso, empreendedoras, devido ao seu caráter independente e autônomo sempre têm pessoas com quem se importam, que levam consigo, seja no coração ou na mente, como inspiração ou modelo – podendo ser seu pai, mãe, tio, tia, um empresário de sucesso, um artista ou esportistas… todos nós temos referências. No entanto, algumas pessoas têm dificuldades de estabelecer limites entre a própria vida e a da pessoa que se inspiram, o que pode ser um problema na vida de ambos. Como diz o poeta Fernando Pessoa: "Ser feliz é ser aquele, mas aquele não é feliz, porque pensa dentro dele, não dentro do que eu quis."



“Na vida é preciso ter raízes e não âncoras…” 
Mario Sérgio Cortella (Filósofo brasileiro)

Quando se diz que é saudável nos inspirar em pessoas de sucesso ou que simplesmente gostamos significa que é importante prestar atenção e aprender com elas - sempre cultivando o espírito de gratidão. Gratidão não significa que você tenha que dar o troco ou pagar royalties à pessoa, mas respeitar e ouvir as suas palavras, colocando em prática aquilo que você acredita; sem interferir nas escolhas delas.

Você, assim, deve se responsabilizar pelo seu próprio comportamento, escolhas e atitudes. Você é o único responsável pelas suas escolhas. Muito embora a educação que recebemos em casa, com os amigos, colegas de trabalho e publicidade ou televisão, seja fator condicionador você sempre tem o poder da escolha; seja pelo entendimento de um livro que você leu, seja por um sentimento de não prejudicar os demais - enfim, não seja um rival, entre outras coisas.

Quanto maior sua cultura e quanto mais coisas você experimentar na vida (fazer percursos diferentes, ler coisas ou assuntos incomuns ao seu gosto, experimentar alimentos exóticos ou temperos diferentes, visitar lugares desconhecidos, ouvir músicas não populares, conhecer e conviver [conversar] com grupos e culturas diferentes, por exemplo, participando de atividades coletivas etc.) mais confiança você vai obter em ter uma postura pessoal, sem medo de ser julgado pelos demais, conferindo mais coragem, incentivo para empreender, experimentar abrir um negócio, correr riscos e assim por diante.

Em um mundo capitalista é deveras importante conhecer também de negócios, de outro modo, como poderemos fazer parte, ou participar das atividades do mundo e conviver com urbanidade/civilidade? Você não precisa conhecer todas as leis, porque nem o melhor advogado conhece, porém, é dever de todo cidadão brasileiro conhecer, pelo menos, a Constituição Federal (1.988), para que assim você não interfira na carreira dos outros, nem na liberdade de viver dos demais ao mesmo tempo que saberá afastar intrometidos e identificar quem está com segundas intenções na "amizade". O mercado tem regras, inclusive de marketing, que influenciam e moldam nosso trabalho.

É comum que tenhamos medo de agir fora da etiqueta popular (cultura novelesca) ou desagradar as pessoas com nossas escolhas e comportamento, porque, embora ninguém faça direito todos querem ser juízes (da sua vida, e que você faça direito; sinistro!). Mas, sinceramente, quem são os outros para dizer o que você deve fazer? Nossa vida não é um serviço ou produto comercial para que tenhamos de nos moldar à opinião dos outros - não seja um consumidor de amizades, seja amigo! - você não está a venda, nem sua vida! Tome muito cuidado com troca de favores, não permita que cortesias se tornem moeda. Um bom tratamento é apenas parte de um homem de negócios inteligente. Amizade é amizade, negócios à parte (parceiros).

0 comentários:

Postar um comentário