quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como os Pobres ficam Ricos? 3 Qualidades do BootStrapper

No livro Independência Financeira de Robert Kiyosaki (link afiliado) há uma pesquisa que apresenta 3 qualidades presentes naquelas pessoas que saíram da pobreza e ficaram ricos. Muitos ainda acreditam que se nasce rico e que para ficar rico é necessário ter dinheiro, uma vez que se diz que "dinheiro atrai dinheiro". Bem, mas não é bem assim, de fato, acumular algum dinheiro costuma ser necessário, mas podemos começar a trabalhar com negócios a partir de R$10.000,00 reais, por exemplo, que é o valor de entrada de alguns financiamentos. Boot-Strap significa andar com as próprias pernas, elevar-se com o próprio esforço com a superação. (Saiba como acumular dinheiro...)
Fotografia: Matthias Ripp (Flickr, CreativeCommons)
Antes de qualquer tentativa de ficar rico é necessário primeiro pensar como rico, ser rico mentalmente, esse é o ensinamento de Eker T. Harv (veja as dicas do MSN Dinheiro) em seu livro Os Segredos da Mente Milionária (link afiliado) e o que Robert Kiyosaki propõem em seu modelo de ensino. Os pobres estão presos à uma armadilha criada pelo Governo através do modelo educacional voltado à Era Industrial, que é a Corrida de Ratos, em que você trabalha cada vez mais para pagar cada vez mais impostos e dívidas (juros, parcelas). Hoje vivemos na Era da Informação, do Conhecimento em que é rico quem sabe (know how) e não quem tem (propriedades e ouro) ou quem produz (fábrica, trabalha mais).

Então, qual o segredo do Boot-Strap? De acordo com Kiyosaki os pobres que ficaram ricos compartilhar dessas três qualidades:
  1. Elas mantinham uma visão e um plano a longo prazo [planejamento];
  2. Elas acreditavam em gratificações posteriores (Economia é a Regra da Casa);
  3. Elas utilizavam o poder da capitalização [juros compostos] a seu favor.
Não basta querer, é preciso traçar objetivos e estudar caminhos para se conquistar esses objetivos. Isso significa que em vez de pensar "eu não posso comprar essa casa", pensar: "como eu posso comprar essa casa?" Você será encaminhado em primeiro lugar a aprender a controlar seus gastos e alcançar o Equilíbrio Financeiro e também aos estudos sobre economia, administração, empreendimentos, negócios etc. Você vai descobrir que tentar ganhar dinheiro, se enriquecer, em curto prazo é um grande engano, e é exatamente o desejo de quem pensa como pobre; ganhar mais dinheiro para pagar contas e comprar mais coisas.

O enriquecimento é uma construção de vida, é uma herança a ser deixada para os filhos, para a humanidade até, por isso, ter uma visão de longo prazo é fundamental. Traçar metas é um hábito de todos os ricos. Por exemplo, escreva em um papel (e assine em baixo):
  • Eu tenho uma casa de X metros quadrados, localizada na cidade tal etc. Aqui descreva com detalhes a casa onde você quer morar. E complemente colocando uma data em que você acredita ser capaz de quitar, construir, ter essa casa... Ex.: eu moro nessa casa a partir de 01 de janeiro de 2020.
  • Liste 5 ações que você deve tomar para conseguir essa casa e então aja, just do it. Correções de percursos poderão ser necessárias e principalmente, parcele as metas, trace etapas fáceis de serem conseguidas para não tentar dar um passo maior do que as pernas, um passo de cada vez. O autoconhecimento é necessário.
  • Você pode colar fotos semelhantes à casa desejada em algum canto da casa para lhe inspirar. E comemore cada etapa conquistada, gratifique-se com um presente, um jantar etc.
Exemplo [atualizado 27/10/2015]:

0 comentários:

Postar um comentário